Veja o que rolou no Festival Fagulha de Artes Integradas

Entre os dias 12 e 16 de outubro diversos lugares de Ribeirão Preto foram palco para o Festival Fagulha de Artes Integradas.  Com artistas de 5 estados e 31 espetáculos diferentes, o Fagulha movimentou ainda uma equipe de cerca de 30 colaboradores entre pré-produção e execução. Centro Cultural Quintino II, Fórum Fnac, Espaço Cultural A Coisa, Praça XV, Pq Maurílio Biagi e Teatro de Arena receberam música, teatro e cinema em shows que misturavam as artes. Além disso, o Festival Fagulha também realizou oficinas e rodas de conversas infinitas.

Quarta-feira – 12 de Outubro

Cia Tertúlia no Centro Cultural Quintino II

Cia Tertúlia no Centro Cultural Quintino II

Com uma programação voltada para a criançada, a abertura do Fagulha no dia 12 começou por volta das 14h com oficina de bonecos ministrada pelas atrizes Fabiane Martins e Nathália Fernandes. A tarde seguiu com a apresentação da Cia Tertúlia de Teatro (Ribeirão Preto). A peça “O Menino Com o Coração de Gelo” despertou a atenção da garotada, que se divertiu bastante. O fim do dia ficou por conta dos Molekes do Samba, grupo de pagode formado por jovens do Quintino II.

Quinta-feira – 13 de Outubro

Diretora do filme Bollywood Dream, Beatriz Seigner, durante Conversa Infinita

Diretora do filme Bollywood Dream, Beatriz Seigner, durante Conversa Infinita

No segundo dia o Festival Fagulha se espalhou na Praça XV, no Fórum Fnac e no Espaço Cultural A Coisa com Teatro, Conversas Infinitas e Sessões de Cinema. O fim de tarde ficou marcado com o experimento cênico do Grupo Engasga Gato intitulado Confluências. Às 19h30, Ney Hugo, baixista do Macaco Bong, iniciou o bate-papo sobre Cultura em Rede. Já por volta das 21h começava a Sessão Fagulha de Cinema, com o longa-metragem independente Bollywood Dream. Após a exibição, a diretora do filme, Beatriz Seigner, iniciou a segunda Conversa Infinita do Dia. Histórias por traz do roteiro, dificuldades de produção e distribuição, e outros assuntos audiovisuais foram pauta do bate-papo.

Sexta-feira – 14 de Outubro

Embaixada de Marte (Bauru) na reinauguração da Coisa

Embaixada de Marte (Bauru) na reinauguração da Coisa

Pegando a onda de quinta, o terceiro dia do Fagulha começou com Conversas Infinitas no Fórum Fnac. Gabriel Ruiz, gestor do Enxame Coletivo, falou sobre o tema Cobertura Colaborativa: Jornalismo do Século XXI e citou diversos exemplos como o festival DemoSul e Jambolada. A sexta-feira terminou com Noite de Artes integradas reinaugurando o Espaço Cultural A Coisa. Enquanto a banda Boneka n’ Flávio começava seu show, a Embaixada de Marte (Bauru) impressionava o público com sua arte multi-mídia. O encerramento ficou por conta do rock n roll poético da banda Vandaluz (Patos de Minas).

Sábado – 15 de Outubro

Re Defina da Pé na Tábua improvisa com o trio Tião Duá (Belo Horizonte)

Re Defina da Pé na Tábua improvisa com o trio Tião Duá (Belo Horizonte)

A Cia de Teatro Boccaccione deu inicio às atividades do quarto dia do Festival Fagulha de Artes Integradas no Parque Maurílio Biagi com a peça Histórias para Cantar. Claudio Prado, ex-produtor dos Mutantes e Novos Baianos, falou sobre cultura digital e revolução 2.0 na UGT para um público de 30 pessoas. O dia terminou com Noite de Artes Integradas, também na UGT, com a banda A Caçamba de Dona Madalena (São Paulo) e uma apresentação apoteótica do trio Tião Duá (Belo Horizonte) com a sapateadora Renata Defina da Cia Pé Na Tábua.

Domingo – 16 de Outubro

Vanguart (Cuiabá) encerrou o Festival Fagulha no Teatro de Arena

Vanguart (Cuiabá) encerrou o Festival Fagulha no Teatro de Arena

O encerramento do Festival Fagulha aconteceu no Teatro de Arena. Por volta das 18h a banda Stereo Velho Trio (Londrina) iniciava a programação musical que contou ainda com Chavala Talhada, Mugo (Goiânia) e Vanguart (Cuiabá). Grupo Zibaldoni e Os Profiçççionas fizeram as honras do circo e Teatro enquanto o grupo Dinamic Show mostrou sua dança de rua.

O Festival Fagulha de Artes Integradas foi importante para novas parcerias na cena cultural de Ribeirão Preto, além de agregar diversas artes nos mesmos palcos. O Fagulha contou com o patrocínio de: Rock in Road, Pask Tattoo, Stream Hotel e Strutura Contábil.

Mais Fotos: http://flickr.com/coletivofuligem
Vídeos: http://youtube.com/coletivofuligem



1 Comentário

  1. Viviane wrote:

    Que demais. Parabens pela inicitiva….que venham outros….quero estar mais junto.

Deixe um Comentário