Encontro no Festival Contato inicia discuções sobre criação do Circuito Paulista de Festais Independentes

No dia 15 de novembro, um feriado chuvoso,  Coletivo Fuligem e produtores de mais de 20 festivais do Estado de São Paulo se encontraram em São Carlos para discutir a criação do Circuito Paulista de Festivais. O encontro aconteceu dentro da programação do 5º Festival Contato de Arte Multimídia e debateu as seguintes frentes: O Circuito Paulista, Comunicação, Articulação e Regimento Interno, Agência e Circulação.

Foto da galera que estava no Encontro de Festivais Paulistas no 5º Contato

Baseando-se no modelo criado com o Circuito Mineiro de Festivais Independentes, os produtores paulistas buscam formas de organizar seus festivais em bloco. A ideia é que assim os festivais independentes ganhem força na busca de recursos, politicas públicas e visibilidade. Além de encontros virtuais, reuniões presenciais farão parte da agenda dos produtores membros do Circuito Paulista de Festivais. A próxima acontecerá em dezembro juntamente com o IV Congresso Fora do Eixo.

Circuito Mineiro de Festivais Independentes

São 11 cidades, 12 festivais e a maior rota do cenário independente de Minas. O Circuito Mineiro de Festivais Independentes, ou CMFI, como é conhecido, é a plataforma que aproxima os processos de gestão e produção dos festivais independentes mineiros, com o intuito de promover a circulação de artistas, fomentar os cenários locais e difundir a cultura paralela aos mecanismos de massa, formando público e agentes culturais pelo Estado.

O calendário 2011 do circuito ocupa o segundo semestre, em praticamente todas as regiões do Estado, começando por Sabará, no mês de julho. A partir daí, percorre Sete Lagoas, Barbacena, Ribeirão das Neves, Patos de Minas, Ipatinga, Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Vespasiano. São festivais de diferentes formatos, tamanhos e estilos, produzidos pelos Pontos Fora do Eixo Minas, e atingem mais de 50 mil pessoas, com circulação de cerca de 200 artistas e movimentação de quase um milhão de reais.

Festivais representados no Encontro

ProtoArte – Itu  – data livre
Canja – Bauru – junho -
Caipiro Rock – Serrana – julho
“Festival do Ajuntaê” – Campinas – 16 à 19 agosto
Gaia – Araraquara – agosto
Timbrada – Rio Preto – outubro
Festival Fagulha – Ribeirão Preto – Outubro
Cardápio Underground – Outubro – Bragança Paulista
Gemada – Barretos – novembro
Contato – Sao Carlos – Abrafin – novembro
Cenas – Mogi das Cruzes – Poranduba – seg semestre
Dezembro Independente – Suzano
Festival de Sto André – Coletivo Marte
Tamo Junto – Dezembro – Guarulhos
Rock no Posto – Guarulhos
Rodoviária do Rock – Monte Azul
Paris em concerto – Paraíbuna fim de ago começo set.
Autorock – Campinas – Dezembro
Feia – Campinas – Setembro
Noise Core – Bauru – outubro

Encontro aconteceu no campus da UFSCar em São Carlos

 



Deixe um Comentário