Novo espetáculo da Cia Pé Na Tábua vai aos Parques Públicos em Outubro

Espetáculo "Urbano - Sapateado na Rua" tem cenário adaptado a ambientes da cidade

 

Durante os sábados de outubro, os parques públicos de Ribeirão Preto serão invadidos por sapateado e música! Isso porque a Cia Pé Na Tábua de Sapateado estreia seu novo espetáculo. “Urbano – Sapateado Na Rua” retrata o sapateado brasileiro aliado às danças urbanas. As apresentações serão dia 06 no Parque Tom Jobim, 13 no Parque Maurílio Biagi, 20 no Parque Carlos Raya e 27 no Parque Curupira. Tudo gratuito!

Com um cenário inteiramente percussivo e performances audiovisuais, o espetáculo “Urbano” mostra a dinâmica relação entre os cidadãos e o cenário característico das cidades modernas, bem como sua participação na construção das identidades urbanas.

A principal característica da Cia. está na criação de coreografias concebidas com inúmeros materiais que estabeleçam sons não-convencionais. Tablados de sucata formam diferentes timbres para os pés percutirem, as mãos também brincam percutindo o próprio corpo e surgem desafios entre os sapateadores, interessados em dinamizar, jogando pausas e acentos na música construída com o próprio corpo… Aumentam a velocidade de batidas e acabam brincando também com o estilo corporal de cada um.

A técnica usada nos pés vem do sapateado americano, mas os ritmos são brasileiros e a movimentação é inspirada nas danças com raízes populares.

Neste espetáculo, o estilo de “street dance” mais conectado ao sapateado é o “Locking” (este estilo é considerado a “dança clássica” entre as Danças Urbanas). O estilo musical que acompanha esta dança é o estilo “Funk”. Daí fica mais fácil entender porque o sapateado se une ao Locking de uma maneira tão espontânea, natural e rítmica. Muitos sapateadores imitavam as danças nas pistas da era “James Brown”, colocando passos percussivos junto ao movimento corporal.

A performance audiovisual se baseia na edição, manipulação e execução ao vivo de imagens e sons de cidades, tendo como produto final um produto audiovisual. Para a realização da performance, serão captados imagens e sons de paisagens características do mundo urbano moderno.

Esses locais serão retratados por um olhar minimalista, atento aos fragmentos estéticos que são pouco vistos no dia-a-dia, destacando os espaços não valorizados, mas que são importantes para a identidade cultural da cidade. Os contatos e atividades sociais entre os habitantes, assim como a relação cidadão-cidade, se dão em espaços públicos como ruas, praças, parques, esplanadas, calçadões e calçadas. Cada pessoa é importante para significar esses espaços e torná-los vivos.

O projeto “Urbano – Sapateado na Rua” tem a produção da Agência Colaborativa do Coletivo Fuligem e cobertura da TV Fuligem.

SERVIÇO

Cia Pé na Tábua de Sapateado apresenta “Urbano – Sapateado na Rua”

06/10 – Parque Tom Jobim
13/10 – Parque Maurílio Biagi
20/10 – Parque Carlos Raya
27/10 – Parque Curupira



Deixe um Comentário