TOUR PALCO FORA DO EIXO – São Paulo (por Artur Faleiros)

Durante o ano de 2010, entre muitas metas a serem atingidas pelo Palco Fora do Eixo, a que mais se destaca, por seu cunho estruturante, é a implementação e fortificação de núcleos de artes cênicas na musculatura dos coletivos integrantes do Circuito Fora do Eixo. Nesse sentido, buscando iniciar e desencadear um processo de diálogo, explanação e trocas com grupos, cias, artistas e agentes das artes cênicas independentes e interessados na proposta a coordenadora nacional, Claudia Schulz – responsável pelo planejamento do PFE – irá passar por quatro cidades do estado realizando reuniões com o núcleo durável do grupo e ainda com outros possíveis parceiros que dialogam com os coletivos que começam a desenvolver um trabalho cênico local.

A intenção é dar suporte  a criação e o desenvolvimento de núcleos  de artes cênicas dentro dos coletivos interessados em participar da nova investida do Circuito Fora do Eixo. A saída dessa coluna é de Ribeirão Preto em 27 de Julho, onde o Coletivo Fuligem prepara o terreno para a coordenadora fazer uma reunião com grupos locais e ao mesmo tempo tenta imergir o coletivo que começa a demonstrar interesse no trabalho do Palco Fora do Eixo. Na sequência, 28 e 29 de Julho, o Massa Coletiva – regional SP – recebe a coordenadora que irá se aproximar de um ponto estratégico para o trabalho no estado, a conversa recém começada deve ser amadurecida e deve agregar cada vez mais o coletivo de São Carlos.

As duas últimas datas promove o encontro de membros do núcleo durável do Palco Fora do Eixo – o Colméia Cultural no dia 30 de Julho  e o  Enxame Coletivo em 31 de Julho e 01 de Agosto. Este encontro ira servir para afinar as propostas de trabalho que o PFE deve apresentar para esse segundo semestre em que aparecem vários festivais e locais possíveis para explorarmos como novo ponto de atuação e circulação. Além dessas atividades serão promovidas reuniões com os grupos de teatro, circo, performance e dança das cidades interessados em participar desse projeto pioneiro alicerçado na troca de experiências e na busca por estimular uma rede brasileira de artes cênicas independente.



Comments are closed.