Batalha da XV comemora um ano com palco na Praça XV

Batalha da XV reúne MC's de Ribeirão há um ano no centro da cidade

 

Neste domingo, dia 14/10, a partir das 14h acontece a festa de aniversário de um ano da Batalha da XV. O palco, voltado para a cultura hip-hop com rimas, danças, grafite e outras artes, será montado na Praça XV, no centro de Ribeirão Preto. Rappers de destaque da cena de São Paulo, como o grupo Dragões de Komodo, e da cena local como Leser MC, Lheo Zhotto e a própria Batalha da XV farão parte da programação.

Há um ano um coletivo de pessoas ligadas ao movimento hip-hop de Ribeirão Preto começou a organizar rinhas de MC’s na Praça XV de Novembro. A Batalha da XV reúne todos os meses, sempre aos domingos, diversos MC’s de Ribeirão Preto para exercitarem a arte do improviso. Com algum tema, ou provocando o MC’s adversário, ganha a disputa quem receber mais aplauso do público.

A batalha de MC’s é uma disputa de rima e improviso que nasceu junto com o movimento Hip Hop. Quando o sound system (dois toca-discos interligados, com dois amplificadores e um microfone) se popularizou na periferia de Nova York, em meados dos anos 60, alguns músicos pegavam os seus equipamentos e iam para rua animar os diferentes quarteirões do Bronx. Os DJ’s que nessa época também tinham a função de MC’s pegavam o microfone e defendiam seu som. A disputa era para ver quem atraía mais curiosos.

A festa de um ano da Batalha da XV reflete os avanços que diversos movimentos socioculturais estão alcançando em Ribeirão Preto devido às conexões independentes. As redes formadas entre grupos de culturas diferentes estão abrindo novos caminhos na cidade e podemos ver isso no aniversário da Batalha da XV, onde o rap abre espaço para o Grupo Maracatu Chapéu de Sol dar início ao evento.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Aniversário de 1 ano da Batalha da XV
14/10 – domingo – grátis – Praça XV

Início: 14h00

Line-Up:

Maracatú Chapéu de Sol
Lheo Zotto
Agentes Mc’s
Anonimono
Tábata Alves SP
Anonimetas
Moio Sujo
Som Sujo
Batalha da XV
Xemalami SP
Leser MC
Dragões de Komodo SP
Batalha da XV
B. Boys, Grafiteiros e Dj’s Convidados

 



Deixe um Comentário