Grito Rock se torna global em 2013

 

Projeto chega à 11ª edição e vai conectar 30 países. Cidades já se preparam para receber o festival que começa em fevereiro

Grito Rock 2012 Ribeirão-Serrana ocupou a Praça Sete de Setembro

Depois de integrar todos os estados e regiões brasileiras e extrapolar as fronteiras conectando grande parte da América Latina, o Festival Grito Rock alcança 300 cidades de 30 países diferentes, este ano. Além dos latinos, outros países dos continentes da Europa, Oceania, África, por exemplo, integram-se ao evento. Produzido de forma colaborativa desde 2005, o Grito Rock foi criado como uma alternativa ao carnaval tradicional e em 2013 acontece entre o período de 1º de fevereiro a 03 de março.

A edição de 2013 escolheu o portal Toque no Brasil como principal plataforma de conexão de agentes, produtores e artistas. Além das inscrições, o Toque no Brasil vai fomentar também turnês e shows. Estima-se a criação de aproximadamente 3 mil vagas para bandas de todo o país e turnês de pequeno, médio e grande portes, que devem ligar diversas regiões brasileiras.

“O festival é construído colaborativamente pela rede de produtores formada a cada ano e que se fortalece com as conexões para potencializar a realidade local”, explica o coordenador nacional do Grito Rock, Felipe Altenfelder. A produção colaborativa envolve cerca de 9 mil pessoas trabalhando direta e indiretamente, sendo divididos entre empregos formais e informais, autônomos, voluntários e – boa parte deles – são de colaboradores da produção, que recebem em moedas sociais ao invés da moeda oficial vigente (Real). “O Grito Rock foi a primeira tecnologia fora do eixo a mostrar numericamente a potência do trabalho replicado, multiplicado, descentralizado, aumentando o volume de moeda social investida no cenário cultural, em rede, distribuido nas pontas, chegando a atingir mais de 200 territórios no mundo com capacidade de se desdobrar em núcleos coletivos de empreendimentos culturais.” – comenta a gestora do Banco Fora do Eixo, Lenissa Lenza.

O Grito Rock é um dos grandes estimuladores das cadeias produtivas de pequenas cidades no interior, bem como em todas as capitais do país e demais pontos internacionais que realizam o festival. Estima-se que em 2011 o investimento total dos produtores combinados alcançaram aproximadamente R$2,2 milhões, injetados diretamente no mercado independente. O valor médio de cada evento também foi expressivo – em média foram aplicados $16.000,00, entre reais e moedas solidárias.

O projeto foi idealizado pelo coletivo Espaço Cubo no ano de 2003 em Cuiabá (MT). Com a criação do Fora do Eixo, em 2005 – o projeto se ampliou de forma conceitual e geográfica, envolvendo produtores de todo o país. Em 2011, o Grito
Rock aconteceu em mais de 130 cidades, em oito países, movimentando 2 mil bandas e aproximadamente 200 mil espectadores. Na última edição, em 2012, foram 205 cidades realizadoras, 37% a mais em comparação com 2011, envolvendo a participação direta de aproximadamente 700 produtores culturais, de 15 países diferentes.

Fora do Eixo

Rede de trabalho colaborativa e descentralizada, constituída por mais de 120 pontos que há seis anos experimentam, compartilham e aprimoram tecnologias livres de produzir cultura. Acompanhe

Uma rede de realizadoresConheça os produtores integrados

A cada ano mais produtores se integram à rede criada pelo Grito Rock. São mais de 300 cidades conectadas para aprimorar tecnologias e trocar experiências. Com o desenvolvimento de campanhas e a execução das cartilhas e tutoriais, todas as experiências são compartilhadas, com o objetivo de sempre democratizar a informação e potencializar cada edição do festival nas pontas.

Rotas e turnêsFestival estimula a circulação de artistas

Os eventos encadeados que compõem o festival possibilitam a criação de turnês de pequeno, médio e grande portes. Ao fazer a inscrição, os artistas poderão tentar diversas rotas cruzando o Brasil e a América Latina, bem como traçar suas próprias. O grande número de cidades produtoras e o curto período de tempo de realização do festival facilita a criação de rotas e mini turnês, reduzindo custos e aumentando o número de shows. Em 2012, mais de 30 turnês foram realizadas, com a movimentação de cerca de 150 músicos.

Campanhas Grito RockFerramentas auxiliam produção e incentivam integração

Buscando a integração cada vez maior entre os seus diversos produtores, a gestão do Grito Rock propõe algumas ferramentas para facilitar a comunicação através de uma equipe de orientação e acompanhamento das produções conectadas. São mais de 20 campanhas desenvolvidas com base na experiência acumulada nas ações laboratoriais do Fora Do Eixo e dos próprios produtores que realizam o festival há alguns anos. São possibilidades diversas de integração com outras linguaguagens artísticas, transmissão ao vivo, otimização, atividades ambientais, para crianças, entre muitas outras.



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