Retrospectiva: Onde estivemos em 2013

Viajar, produzir, gravar, conectar e circular. Assim foi o ano de 2013 para o Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte. Com muito trabalho e realizações, o ano também ficou marcado pelas manifestações em todo País e a conexão entre diversos Movimento Sociais. Por isso, preparamos uma retrospectiva de 2013 para você saber tudo o que passamos nesse ano de grandes mudanças. Acompanhe mês a mês:

Abril

Clique para ampiar

Foi um mês intenso pra Ribeirão e pro Coletivo Fuligem, foi quando consagramos o Marmita AO VIVO, com uma grade especial sobre o Comida di Buteco e que também fechamos o ciclo de transmissões ao vivo do Fuligem NO AR!

Em abril também aconteceram as 04 ações multiculturais do Se Vira Ribeirão, ocupando vários bairros e periferias da cidade com música, comida, alegria, formação livre, muitos sorrisos e coletividade!

Maio

Clique para ampiar

O Coletivo Fuligem comemorou seu 3º com estreia do programa Fuligem NO AR em novo formato no Canal20 com um novo apresentador, o Faísca!
Foi também a maior mobilização do movimento cultural quando aconteceu a 2ª virada cultural independente, o Se Vira Ribeirão, ocupando 4 pontos centrais da cidade, o Cauim, o Mercadão, o Parque Maurílio Biagi e o Complexo Baixa no cruzamento das ruas Visconde do Rio Branco e José Bonifácio!

Dá pra conferir a cobertura colaborativa completa nos links:
Complexo Baixada: http://on.fb.me/11iiAQT
Mecadão: http://on.fb.me/1778POC
CAUIM: http://on.fb.me/10slg2J
Parque Maurílio Biagi: http://on.fb.me/11inUnj

Junho

Clique para ampiar

Foi o mês que ficou marcado pelos atos e manifestações pelo país inteiro, aqui em ribeirão não foi diferente, tivemos mais de 1 semana de ocupação da praça barão do rio branco, em frente a prefeitura.
Também teve o lançamento da Casa das Redes, e a explosão do Mídia NINJA (Narrativas Independentes de Jornalismo e Ação) um novo jeito de olhar e acompanhar o que estava acontecendo no brasil todo.

Julho

Clique para ampiar

Foi quando o população tomou gosto pela rua e além dos prostestos, e da violência policial contra manifestantens em vários pontos do país surgiram aulas públicas, eventos colaborativos, shows em praças, reuniões abertas, a ocupação do espaço público nunca foi tão perceptiva!
Foi o mês também da SEDA – Semana do Audiovisual, foi um momento també onde muita gente se percebeu como cidadão multimída!

Agosto

Clique para ampiar

Um dos meses mais intensos do ano, em meio a todo tornado de críticas em cima do Fora do Eixo fizemos o III Festival Fagulha de Artes Integradas que trouxe com ele a certeza de que realmente estamos no caminho certo! Saimos dele mais forte do que entramos e mais satisfeitos também, afinal o Fagulha teve uma terceira edição incrível de linda e que além de trazer mudanças também fortaleceu muitas parcerias!

Setembro

Clique para ampiar

Começamos o mês encerrando o Festival Fagulha de Artes Integradas, e já se jogando com tudo no Circuito Paulista de Festivais, que começou lá em Julho com o Festival Caipiro Rock e em setembro participamos do festivalcontato!

Em setembro muitas mulheres foram pra rua contra o machismo e para pedir a legalização do aborto, ter o direito de decidir o que podem ou não fazer com o próprio corpo, pedir para ter o direito de esolha entre ter um filho ou não!

Teve também oficina de #PósTV, e o Fuligem NO AR #10!

Outubro

Clique para ampiar

Mês ficou marcado pelo protesto dos professores no Rio de Janeiro que foram tratados com tamanha violência que foi notícia no mundo todo, em ribeirão ele também aconteceu, sem violência, mas com muita luta! Os professores ocuparam a câmara do vereadores e pediram mais respeito com o profissional da educação!
O Fuligem NO AR acompanhou de perto: http://youtu.be/wWFzm0tLozc

Foi também momento de reencontro, onde todos os coletivos do interior de SP se (re)encontraram para matar a saudade e também começar a planejar 2014!

Novembro

Clique para ampiar

Foi momento de planejar o 5º Congresso Fora do Eixo, teve turnê internacional de teatro com o Grupo Limiar da Espanha. A exposição “Cultural em Foco” reuniu 6 fotógrafos da cidade para motrar o registro de várias ações culturais da cidade, mais festivais do Circuito Paulista de Festivais, gatinhos abandonado na garagem e um bate papo pré congresso com vários parceiros e amigos!

Dezembro

Clique para ampiar

Chega com os dois pés no peito num encontro de 07 dias com vivências coletivas e gente do mundo inteiro! Mais de 300 pessoas se reuniam em Brasília, para planejar não só um ano novo, mais um novo mundo inteiro possível! O 5º Congresso Fora do Eixo foi umas das experiências mais significativas de 2013, depois de Junho, claro!

E pra fechar o ano com chave de ouro, a ocupação da câmara dos vereadores de Ribeirão Preto veio pra mostrar que amanhã #VaiSerMaior e que em 2014 #NãoVaiTerARREGO

Vídeos da ocupação:



Deixe um Comentário