Coletivo?

O Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte é uma organização horizontal pautada na auto-gestão e economia solidária. O Fuligem é um dos mais de 100 coletivos do Circuito Fora do Eixo, uma rede de trabalho colaborativo voltado para a Cultura e Sociedade. Dentre nossos projetos locais temos o Festival Fagulha de Artes, Grito Rock, SEDA, Noites Fora do Eixo, Agência Colaborativa, TV Fuligem e os programas ao vivo, Fuligem NO AR e Marmita AO VIVO

Quer saber mais? Entender melhor o nosso coletivo? Agende uma visita!

A Casa do Coletivo Fuligem é um espaço de livre troca de experiências e conhecimento. Por lá moram e passam os colaboradores dos diversos projetos, assim como a Casa é um ponto de Hospedagem Solidária para artistas e agentes culturais que estão de passagem por Ribeirão Preto. Os portões estão abertos, é só chegar!

Casa Coletivo Fuligem – (16) 3620.6369
Travessa Tuiutí, 55, Jardim República – Ribeirão Preto SP – 14030-009

 

O Festival Fagulha de Artes Integradas reúne diversas linguagens em cinco dias do segundo semestre do ano. Música, teatro, dança, circo, cinema, debates e atividades formativas preenchem a programação, que se espalha por diversos locais de Ribeirão Preto (SP). O Festival Fagulha é um dos 19 festivais do Circuito Paulista de Festivais Independentes e caminha para sua terceira edição.

Em 2011 o Fagulha contou com nomes como Vanguart (Cuiabá MT), Claudio Prado (São Paulo SP) e Cia Boccaccione (Ribeirão Preto SP) e ocupou espaços como Teatro de Arena e Praça XV. Já em 2012 o Festival foi contemplado com o PIC (Programa de Incentivo Cultural), contou com nomes como Mundo Livre S/A (Recife PE), Dead Fish (Vitória ES), Cristiano Burlan (São Paulo SP), Cia Cornucópia (Ribeirão Preto SP) e Chavala Talhada (Ribeirão Preto SP) e ocupou espaços como Estúdios Kaiser e Parque Maurílio Biagi.

 

Realizado há dez anos no Brasil na época do Carnaval, o Festival Grito Rock atingiu a marca de 200 cidades participantes em 2012, aumentando em 55% o número de realizadores de 2011, quando 130 cidades sediaram o festival, em 10 países. Desde 2010 em Ribeirão Preto, o Grito Rock parte para a meta de ser realizado colaborativamente em 300 cidades e 30 países diferentes em 2013.

Bandas como Necrofobia (Ribeirão Preto SP), Vandaluz (Patos de Minas MG), Nemphis Belle (Porto Ferreira SP), Zero 16 (São Carlos SP) já participaram das edições ribeirão-pretanas do Grito Rock. Realizado de forma coletiva com Under Studio, CECAC (Serrana) e Fuligem, o Grito Ribeirão-Serrana tenta expandir a participação de coletivos locais em sua construção.

 

A SEDA é a Semana do Audiovisual, festival de cinema integrado em rede que tem como objetivo criar plataformas de circulação entre as mais de 50 edições no País. A programação envolve Oficinas, Mesas de Debate, Sessões de Cinema, Performances e outras manifestações artísticas com o princípio de formar novos pensamentos e de conectar agentes locais  para criar e fortalecer as estruturas da produção audiovisual.

Em 2012 aconteceu a primeira edição da SEDA Ribeirão Preto, o que proporcionou a conexão entre diferentes agentes da cena audiovisual local. A Semana do Audiovisual ocupou espaços como UGT, Favela do Simioni e Casa das Artes. O clipe do rapper Leser MC (Ribeirão Preto SP) é resultado da oficina de video-clipe da SEDA, assista!

 

As Noites Fora do Eixo são ações do Circuito Fora do Eixo que acontecem em todo o território nacional e promovem o intercâmbio das mais variadas linguagens artísticas e vertentes produtivas da cultura a partir de uma perspectiva solidária. Com grande foco na música, as Noites são uma ótima plataforma para o barateamento de custos em turnês e rotas.

Em Ribeirão Preto, as Noites Fora do Eixo já receberam bandas como Rinoceronte (Santa Maria RS), Graveola e o Lixo Polifônico (Belo Horizonte MG), Falsos Conejos (Buenos Aires ARG), Vitoriano (Fortaleza CE) entre outras.

 

A Agência Colaborativa Fuligem trabalha na elaboração de projetos para o intercâmbio das diferentes linguagens, seja de artistas locais ou de outras cidades. Entre os projetos agenciados pela Agência Fuligem estão Cia Boccaccione, Cia Pé Na Tábua de Sapateado, Leser MC, Chavala Talhada, Festival Fagulha, Circuito Paulista de Festivais, entre outros.

A Agência também funciona sob a perspectiva do livre conhecimento, onde vivências são agendadas para que novas pessoas tenham contato com a formatação de projetos e o agenciamento de datas para artistas e eventos.

 

Produtora audiovisual do Coletivo Fuligem, a TV Fuligem realiza filmagens de  eventos para produção de vídeos na íntegra ou editados, teasers, institucionais, coberturas fotográficas, edição, tratamento de imagens, produção 3D, video-clipes, ensaios artísticos, entre outros serviços.

Realiza também transmissões ao vivo via web de eventos e acontecimentos, entre os quais estão o Festival Dança Ribeirão no Teatro Pedro II, Debates dos Candidatos à Prefeito e Vereador de Ribeirão Preto na UGT, Palco Fora Do Eixo no João Rock 2012, FAM 2012 com Bnegão, Elza Soares e Funk Como Legusta, entre outros.

Pelo canal http://youtube.com/coletivofuligem é possível acessar todo material produzido pela TV Fuligem, inclusive a programação da #pósTV, que conta com os programas Fuligem NO AR, com edição inédita semanal, e Marmita AO VIVO, quinzenal, que são transmitidos a partir dos estúdios da sede do Coletivo Fuligem em Ribeirão Preto.

 

O microfone está aberto e capta os discursos afinados da sociedade civil organizada, as vozes dos artistas entrincheirados em seus guetos e o som dos acordes, das composições, novas ou antigas, memoráveis ou surpreendentes. As câmeras estão ligadas, e a luz que entra enche os olhos, esclarece. A internet pode cair, mas o chat funciona e toda opinião é bem vinda. A umidade relativa vai cair, é o Fuligem NO AR.

Programa da #pósTV do canal da TV Fuligem, transmitido toda segunda feira, a partir das 20hs, pelo site http://livestream.com/tvfuligem, produzido na sede do Coletivo Fuligem em Ribeirão Preto, com a apresentação de José Rubens (Chavala Talhada), que recebe convidados pra falar de arte, astrologia, modos de vida alternativos, sustentabilidade, solidariedade, empatia e etc…

 

Com a apresentação de Thiago Tubarão, o Marmita AO VIVO é transmitido quinzenalmente pela TV Fuligem, sempre às quintas-feiras, a partir das 21hs. O chef residente Lucas Martins recebe seus convidados na cozinha da sede do Coletivo Fuligem para ensinar na prática o preparo dos mais variados pratos, dar dicas gastronômicas, receitas econômicas e logico, bater um papo descontraído.

E no final a gente ainda entrega uma marmita pro internauta que participar do sorteio (e morar em Ribeirão). A gente ainda não sabe como levar o cheiro pra internet, mas já sabemos como transformar meros ingredientes em arte e famintos expectadores em sortudos satisfeitos.